terça-feira, 1 de junho de 2010

O Pior do Brasil são os brasileiros!

O Pior do Brasil são os brasileiros!
(sobre os servidores públicos em greve)



Parafraseando um slogan publicitário de um produto que nem sei mais qual, afirmando que aquilo que o Brasil tinha de melhor eram os brasileiros (“O Melhor do Brasil são os brasileiros”), utilizo-me de minha artéria crítica, para apontar um paradigma oposto:



O pior do Brasil são os brasileiros!!!



Antes de vc - leitor brasilianista - me censurar, leia-me com atenção.



Você está satisfeito com o Estado brasileiro?



Quando você busca um serviço público, seja para pagar um boleto num caixa bancário, registrar um BO ou acionar a Justiça vc sempre tem a resposta que precisa, no momento que deseja com a consideração que merece?



Ah, não?



Pois bem.



Vc acha justo que (novamente) o Poder Judiciário, a Polícia Civil ou os bancos estatais façam greve?



A despeito das reivindicações dessas categorias (que devem ser as mesmas de sempre: dinheiro, dinheiro, dinheiro. A PCDF quer 28% de reajuste!!!), a sociedade é quem se arrebenta, se tornando mais descrente da utilidade dessas órgãos quando se necessita.



Proponho uma reflexão:



Todo mundo sabe que quem se torna servidor (uma maioria esmagadora!) procura a ESTABILIDADE do cargo e a SEGURANÇA do salário e benefícios.



Mas e a contraprestação social?



Ou será que a Justiça, a Polícia e os Bancos não acham que prestam um serviço público, ainda que com características privadas (no caso dos bancos)?!?



É muita irresponsabilidade, descaso e deboche! Em outras palavras: estão cagando e andando para vc, cidadã/cidadão!!.



Ainda mais levando-se em conta o salário mínimo de R$510,00 (pode chorar, meu senhor! Vc trabalha bem mais e ganha BEM menos!).



Nesse sentido e em muitos outros, (veja a acomodação profissional e econômica dos servidores) a tal da estabilidade que protege o servidor e a segurança do dinheirinho no bolso (sem dias cortados nas greves!) são PERNICIOSAS para as/os cidadãos que como eu esperam um serviço de qualidade por um valor altíssimo pago com MEUS (SEUS/NOSSOS) impostos (Judiciário: média entre 5 mil 25 mil; Polícia: média 8 mil a 16; bancos: inimagináveis).



E não para por aí.

O mesmo paradigma da “estabilidade” e da “segurança” são as lentes para preparar a nova geração de servidores que estão por vir.



Ou vc duvida que essa horda de gente que faz concurso na visão da “estabilidade’ e da “segurança” vai fazer diferente????



Esse “mantra profissional” (os monges que me perdoem o acinte!) é pregado de cabo a rabo nos cursinhos e corredores de bibliotecas, no meio dos “concurseiros”.



Então, não seja ingênuo/a!



A mentalidade antiquíssima do brasileiro é MAMAR nas tetas da mamãe Pátria. Aproveitar-se do mais fraco (quem não está no Estado, com “estabilidade” e “segurança”). É passar a vida toda montado na Justiça, na Polícia e nos Bancos, sem trabalhar direito, sem prestar um serviço digno do salário, sem dar uma resposta à sociedade à altura desse salário ou subsidio.



E se vc reclamar, ainda ameaçam te prender por desacato à “autoridade”. A autoridade é vc, cidadã/cidadão. É por vc que existe toda essa máquina maldita cujo único objetivo é o da manutenção de inúteis (com raríssimas exceções que nunca duram num setor)!



Eu nem sei porque ainda me espanto, já que a mamação é uma antiga companheira do País.




Foi assim que os portugas caídos das Naus (dizem que eram, em sua maioria ladrões, assassinos e putas!!) em troca de Sesmarias, poderes e benesses, encontraram-se com os índios que trocavam comida e terras por espelhinhos e bugigangas.



Será essa a estranha evolução do Servidor Público atual?!?.



Está na MENTALIDADE tupiniquim: a malandragem, a ineficiência, o oportunismo, a individualidade burra e a preocupação com as férias em Miami ou Recife, os feriados emendados e as greves de dois meses!



E é só isso.



Não espere que vá mudar, não vai!



É por isso que eu sempre digo: abaixo o Estado com jeitinho! Viva a capacidade profissional no Capitalismo (esse sim, é direto! Tira de vc na cara dura. Não se utiliza do expediente da “estabilidade”, da “segurança”. Te joga no olho do furacão. Produziu com eficiência, está dentro. Do contrário: RUA!!).



Está vendo? Esse País tinha tudo para dar certo...



Mas ainda não deu.



O pior do Brasil, são de fato, os brasileiros!



E vc?



Quer começar (ou continuar) a ser o fardo do seu País???